




Institutição organizadora: Árvores Vivas
Dinâmica de Realização:
A partir do território frequentado pela criança são realizadas coletas de elementos naturais.Podem ser folhas, sementes, frutos, flores. Dê preferência para elementos disponíveis após terem se desprendido das plantas, acessíveis ao alcance da criança, simples de encontrar perto de árvores em parques, praças, calçadas, jardins de condomínios, areia da praia, caminhos de terra, entre outros espaços.
Considere, quando necessário, a possibilidade de colecionar imagens naturais fotografadas pela criança, ou recortada de revistas. Fazendo um mural ou varal. Pode também ser uma coleção de desenhos e pinturas realizadas a partir do mesmo ambiente com a paisagem em diferentes momentos do dia, estações do ano, personagens diversos presentes.
Se possível faça um pequeno diário das coletas e coleções realizadas no dia, de onde vieram, como foi o dia e a experiência, sentimentos, acontecimentos, encontros, aprendizados, observações. Fazer um grande caderno de registros oferece continuidade e valor a cada experiência de coleta vivida.
É importante valorizar estas coleções, colocá-las de maneira a ficarem expostas e apreciadas na casa, classe ou ambiente de permanência da criança e por todas as pessoas que se relacionam afetivamente com ela. Cada elemento colecionado pode estimular a criança a se sentir a vontade em contar e ouvir histórias sobre eles.
Materiais:
Cesta, sacolas, giz de cera, papel, canetinhas, cartolina, entre outros materiais simples e acessíveis. Ajuste conforme o tipo de coleção realizada.
Grupos:
Esta atividade pode ser realizada por pais e filhos, assim como educadores e estudantes ou facilitadores de atividades em contra turno escolar.
Categorias:
Uma coleção de elementos naturais estimulada, registrada e acolhida nas trocas de afeto e memória entre familiares, colegas e outras redes de influênica na vida da criança, criam inúmeras oportunidades de experiências e vivências, mas principalmente estimulam a criança a frequentar o ambiente externo quando possíve; criar jogos, brincadeiras e momentos lúdicos; ser inspirado e apreciar a beleza e detalhes da natureza com curiosidade e contemplação.
Ambiente:
Não há restrição de ambiente para realização da atividade. Até mesmo ambientes internos podem ser espaço para a atividade se pensarmos nas paisagens existentes a partir das janelas.
Contra-indicações:
Todas as crianças em todas as situações e necessidades especiais podem participar contanto que sejam atendidos e respeitados os pontos de atenção para a inclusão da criança. Mesmo em ambientes e situações restritivas é possível ser criativo para viabilizar coleções de elementos naturais de autoria da criança.
Desenvolvimento:
Trata-se de uma atividade de conexão com a natureza muito completa por permitir grande diversidade de formatos e adaptações a diferentes condições. Ela pode ser praticada continuamente com a mesma criança, trabalhando aspectos e intenções de foco de coleções diferentes.
Crédito Fotos: Acervo Árvores Vivas
Gostou da atividade? Deixe seu curtir no nesta publicação para ela ficar melhor classificada. Divulgue em suas redes sociais, ou deixe aqui seu comentário de como foi fazer a atividade para outras pessoas também aprenderem com sua prática! Esta lista de atividades é interativa e você ajuda a deixar ela sempre melhor.