Fazenda de minhoca

Instituição organizadora: Árvores Vivas

Elementos da natureza: animais, terra.

Sentidos Estimulados: visão, tato e olfato.

Dinâmica de Realização: 

A partir de uma composteira em operação, a atividade ocorre ao colocar uma parte do composto com minhocas em um grande recipiente de vidro. Assim, todos podem observar as minhocas em seu processo natural.

Ao observá-las, é possível tocá-las e aprender a se relacionar com os animais de forma calma, investigadora e apreciativa, mudando a relação e associação negativa que normalmente existe.

Também promove o conhecimento sobre a importância para o meio natural.

Materiais:

Composto de minhocas e um grande recipiente de vidro. Folhas secas coletadas no jardim.

Grupos:

Todas as pessoas poderão participar, pois o conhecimento sobre composteira é fundamental para todas as idades.

Para as crianças menores de 3 anos, aconselha-se a supervisão de um adulto.

Categorias:

Currículo e Planos de Aula, Ciência Cidadã

Além de visualizar a ação das minhocas ao vivo e da experiência prática, a atividade conta com uma explicação acessível e detalhada sobre como é feita a produção do húmus, qual a importância da compostagem para o solo e, como é eficaz no tratamento do resíduo orgânico gerado por toda sociedade diminuindo a pressão ecológica sobre o planeta.

Ambiente:

Ambiente Interno (apartamentos, salas, quartos, biblioteca, centro de estudos, centro comunitário, etc), Ambiente Natural Urbano (parques, praças, rios, lagos, hotéis, clubes).

Por ser manuseado em uma mesa, assim a atividade pode ser realizada em um pequeno espaço.

Contra-indicações:

Com a ajuda de um monitor/adulto todos podem realizar as atividades.

Desenvolvimento:

promoção de contato intergeracional, suporte ao currículo escolar, desenvolvimento cognitivo.

A atividade promove uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre as questões ambientais. Desenvolve o senso crítico sobre os resíduos gerados pela sociedade, amplia o vínculo com os ciclos da natureza mesmo nos ambientes do dia a dia de casa, e da escola. Promove o conhecimento da importância da qualidade de vida de organismos que vivem no solo.

Etapas:

Faça uma leitura de um livro, ou conte uma história sobre a importância das minhocas para a vida do solo e saúde das plantas.

Faça combinados para todos manterem a calma e paciência, todos irão tocar e sentir as minhocas e humus, um por vez.

Convide a fazer uma respiração profunda, de olhos fechados, e imaginarem dentro do solo, úmido, fofinho, que abraça e protege todas as raízes. Se imagine como uma minhoca passeando por dentro desse solo.

1 – coloque o recipiente de vidro limpo sobre a mesa ou no centro do grupo em roda;

2 – faça a camada de folhas secas por baixo; sobre elas coloque humos com minhocas recolhido de uma composteira doméstica em operação;

3 – cubra com folhas secas.

Durante o processo, estimule as crianças a sentirem a temperatura e umidade do solo. Tocarem as minhocas com delicadeza e carinho, e devolver para a casa delas, a terra.

Comente sobre a importância da terra nutrida pelas minhocas para a saúde de todas as plantas. Quais outros seres existem nos solos? Quais os nutrientes e elementos do solo importantes para a vida? Pesquise e compartilhe curiosidades sobre espécies de minhocas e sobre a vida delas, quantos anos vivem as minhocas?

Crédito Fotos:  Árvores Vivas

Gostou da atividade? Deixe seu curtir no nesta publicação para ela ficar melhor classificada. Divulgue em suas redes sociais, ou deixe aqui seu comentário de como foi fazer a atividade para outras pessoas também aprenderem com sua prática! Esta lista de atividades é interativa e você ajuda a deixar ela sempre melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: