Fashion Roots

Instituição organizadora: Árvores Vivas

Elementos da Natureza: Plantas e sementes

Sentidos Estimulados: visão e tato.

Dinâmica de Realização: 

Elaboração de adornos, enfeites, adereços, ornamentos com materiais naturais encontrados nos parques, jardins, praças. Eles também podem ser misturados com tecidos e fibras diversas.

A atividade começa com a seleção de plantas, folhas, galhos, pedras em ambientes naturais. O material selecionado será exposto em uma mesa para que possa ser visualizada pelo grupo, assim começará a produção dos enfeites.

Após a elaboração dos enfeites ocorrerá um desfile com os participantes, para apresentação das criações. O desfile poderá ser realizado com música e dança.

Materiais:

Elementos naturais encontrados na natureza. Linha de costura ou de pipa, barbante. Cola.

Grupos:

A atividade é indicada para todas as pessoas.

Para as crianças menores de 3 anos, aconselha-se a participação de um adulto.

Categorias:

Arte e Natureza, Experiências ao ar livre

A atividade trabalha o lado artístico e criativo, também as capacidades motoras de coordenação e movimentos finos. Propõe um olhar diferenciado para os materiais naturais espalhados no chão, valorizando estéticas e estimulando o lúdico.

Ambiente:

Ambiente Natural Urbano (parques, praças, rios, lagos, hoteis, clubes). Ambiente Natural (florestas, reservas naturais, praias, montanha). Ambiente Interno (apartamentos, salas, quartos, biblioteca, centro de estudos, centro comunitário, etc).

Quanto mais variedade de espécies de material orgânico, melhor a atividade será realizada. Portanto, as áreas com grande vegetação serão melhores para a realização. No caso de ambiente interno é importante colher o material previamente.

Contra-indicações:

Com a ajuda de um monitor/adulto todos poderão realizar as atividades.

Crianças com restrição imunológica, podem correr riscos, converse com seu médico antes de realizar a atividade.

Desenvolvimento:

Tempo para o livre brincar, promoção de contato intergeracional, desenvolvimento de capacidades motoras, desenvolvimento cognitivo.

Como a atividade é uma brincadeira de criatividade, os participantes poderão desenvolver suas capacidades motoras e cognitivas, interagindo e percebendo elementos naturais que frenquentemente desprezamos.

Assim, será o participante notará mais ainda cada detalhe que torna único os elementos e a identidade dos seres e organismos naturais, como por exemplo: os inúmeros tons de verde, a beleza das flores, os tipos de sementes e vagens, as texturas.

Crédito Fotos:  Árvores Vivas

Gostou da atividade? Deixe seu curtir no nesta publicação para ela ficar melhor classificada. Divulgue em suas redes sociais, ou deixe aqui seu comentário de como foi fazer a atividade para outras pessoas também aprenderem com sua prática! Esta lista de atividades é interativa e você ajuda a deixar ela sempre melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: