Plantar feijão no algodão

Instituição organizadora: Casa prática qualitá

Elementos da Natureza: plantas, semente, água e terra.

Sentidos Estimulados: Visão, tato.

Dinâmica de Realização:

1. Diga para a criança que vocês farão isso juntos.

Antes de começar, o primeiro passo é fazer com que a criança entenda que essa será uma atividade feita em conjunto! Por mais que seja meio óbvio, é muito importante que ela participe de todos os processos junto com você para tornar a experiência ainda mais divertida. Assim, ela vai sentir que também influenciou no desenvolvimento do feijão.

2. Molhe o algodão na água Para criar uma base para o feijão e fazer com que ele cresça, o segundo passo é molhar o algodão na água antes de colocá-lo no copinho.

3. Peça para a criança colocar o algodão úmido no fundo do copo. Com o algodão já molhado, peça para que a criança coloque-o no fundo do copo plástico para fazer o feijão crescer.

Dica: Caso você não tenha o copo, outra boa opção é cultivar a leguminosa em uma garrafa pet cortada ao meio, que dá no mesmo!

4. ‘Plante’ o feijão no algodão. Em seguida, peça para que ela também coloque os grãos de feijão dentro do algodão, fazendo uma relação com o plantio dos alimentos.

5. Escolha um local bem iluminado, para que os grãos consigam germinar, o quinto e penúltimo passo é escolher um local bem iluminado.

Peça para que a criança coloque o copinho próximo a uma janela ou em algum lugar com uma fresta de luz.

6. Molhe o feijão sempre que necessário. Ao concluir todas as etapas, o último passo é molhar os grãos de feijão sempre que necessário, tomando muito cuidado para não encharcar.

Esse cuidado diário vai fazer com que a criança acompanhe todo o processo de germinação de leguminosa. E quando a planta ficar grande, não se esqueça de retirá-la do copinho e plantar em um vaso maior ou no canteiro, junto com a sua hortinha

Materiais:

Feijão, algodão, copinho (sucata), vaso com terra.

Grupos:

0 a 3 anos, 4 a 6 anos, Educadores.

Atividade ideal para incentivar o primeiro contato das crianças com plantação.

Categorias:

Currículo e Planos de Aula, Iniciação à produção agrícola.

Uma atividade que possibilita a aprendizagem do desenvolvimento das plantas. A plantação oferece uma relação mais calma com o tempo.

Ambiente:

Ambiente Interno (apartamentos, salas, quartos, biblioteca, centro de estudos, centro comunitário, etc).

Contra-indicações:

Com o auxílio de um adulto/monitor é possível realizar a atividade.

Desenvolvimento:

Suporte ao currículo escolar, alivio e bem estar.

Crédito Fotos: https://static1.casapraticaqualita.com.br/articles/2/27/82/@/3111-para-plantar-feijao-no-algodao-com-as-cr-article_content_img-3.jpg

Gostou da atividade? Deixe seu curtir no nesta publicação para ela ficar melhor classificada. Divulgue em suas redes sociais, ou deixe aqui seu comentário de como foi fazer a atividade para outras pessoas também aprenderem com sua prática! Esta lista de atividades é interativa e você ajuda a deixar ela sempre melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: