Atraindo aves em sacadas e quintais

Instituição organizadora: EPTV – Terra da gente

Elementos da Natureza: Água, plantas e animais.

Sentidos Estimulados: Olfato, visão e audição.

Dinâmica de Realização:

1) Escolha o local certo para atrair aves

Sempre é bom olhar se tem árvores próximas e se tem passarinhos que costumam voar pelos arredores. Por isso, às vezes é melhor atraí-los para uma janela mais perto de uma copa de árvore ou às vezes para a varanda. Quanto mais alto o andar, mais difícil fica, mas nada é impossível. É só ter paciência e se esforçar que as aves começam a aparecer

2) Deixe o ambiente mais verde

É sempre bom ter plantas no beiral da janela ou na varanda. A planta que costuma atrair beija-flores é a russelia, mas a jasmin também funciona. Na falta dessas, de verdade, qualquer uma serve. As plantas são um sinal para as aves de que ali pode ter alimento disponível, sombra ou até mesmo um lugar para se empoleirar.

3) Atenção aos vidros

Tanto em janelas quanto em sacadas, os vidros são vilões para as aves. Para evitar acidentes e deixar o ambiente mais seguro para as espécies é aconselhável colocar cortinas ou persianas para sinalizar e evitar choques.

4) Cuidado com os pets

Gatos e cachorros podem não se adaptar com a visita de aves e isso pode gerar algum acidente. Os pets podem acabar matando as aves ou até mesmo se envolverem em acidentes tentando caçá-las.

5) Fique atento às regras dos condomínios

É preciso se informar sobre as normas de cada condomínio e saber o que é autorizado ser feito

6) Ofereça frutas e comida

Você pode usar um comedouro pronto pendurado para fora da janela com ganchos ou até mesmo fazer o seu próprio. Até um pratinho de planta funciona. O importante no começo é estar bem visível.

Depois que as aves começarem a aparecer e a se sentirem mais à vontade, é possível ir mudando aos poucos para o local mais desejado, mesmo que seja mais escondido, como em uma estante na varanda, por exemplo.

7) Beija-flores

Se o desejo é atrair os belos beija-flores a principal dica é instalar bebedores com água e açúcar. No entanto é preciso fazer a higienização diária do bebedouro.

Os beija-flores são conhecidos por serem territorialistas, então oriento a colocar os bebedouros um pouco distantes do lugar onde está sendo oferecido as frutas. Além disso, sempre deixar as plantas próximas para as outras espécies de aves conseguirem se esconder caso os beija-flores apareçam.

8) Deixar água disponível

Um pote com água é sempre um ótimo atrativo para aves. Colocar eles presos na janela ou no chão ou até mesmo em cima de móveis na calçada são opções válidas. As espécies não só bebem água, como também tomam banho. É importante limpar e trocar a água regulamente.

Materiais:

Potes, alimentos, frutas, bebedouros de beija-flor.

Grupos:

Todos os grupos podem realizar a atividade.

Categorias:

Experiências ao ar livre, apreciação da natureza.

Uma experiência única. Observar os pássaro e se relacionar com eles diariamente constrói um relação de apreciação com a natureza. 

Ambiente:

Ambiente Externo em Cidades (jardim de condomínio, jardim da escola, praça, calçada, ruas), Ambiente Natural Urbano (parques, praças, rios, lagos, hotéis, clubes).

Contra-indicações:

Com o auxílio de um adulto/monitor é possível realizar a atividade.

Desenvolvimento:

Suporte ao currículo escolar, desenvolvimento cognitivo, alivio e bem estar.

Crédito Fotos: imagem 0imagem 1

Gostou da atividade? Deixe seu curtir no nesta publicação para ela ficar melhor classificada. Divulgue em suas redes sociais, ou deixe aqui seu comentário de como foi fazer a atividade para outras pessoas também aprenderem com sua prática! Esta lista de atividades é interativa e você ajuda a deixar ela sempre melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: