Instituição organizadora: Casa Vogue
Elementos da Natureza: Água, plantas e sementes e terra.
Sentidos Estimulados: Olfato, visão e tato.
Dinâmica de Realização:
1. Tenha o seu próprio kit de jardinagem
Pá, espátula fina e rastelo, um borrifador de pressão e um regador de bico fino. Quando estiver com mais confiança poderá acrescentar mais ferramentas.
2. Procure luz e conheça a característica de sua planta.
Procure os pontos luminosos de sua casa, e saiba se a planta é de sol, meia-luz ou planta de sombra
3. Avalie o substrato
Avalie se a planta está em um bom vaso e preencha o vaso com uma terra preparada chamada de substrato. Ela pode conter algumas substâncias químicas como nitrogênio, fósforo e potássio – para auxiliar no crescimento da planta
4. Aprenda a plantar mudinha
Conheça as várias formas de brotar plantas. Semente; estaquia (quando a gente planta um galhinho), brotos (quando plantamos as mudinhas que ficam na base da planta em outro lugar) e bulbo (algumas espécies nascem a partir deles). Todas elas são maneiras fáceis de multiplicar o seu jardim.
5. Atente-se a Ventilação
Existem plantas para todos os ambientes, algumas tem grande resistência ao vento (No geral, as plantas que possuem folhas com franjas – como coqueiro, as palmeiras ou as russélias) Porém, perceber se o ambiente tem ar-condicionado, ou é muito quente e mal arejado.
6. Aposte em plantas fáceis de cultivar
No início recomenda-se plantas de fácil cultivo como as suculentas e os cactos, pois elas são resistentes e necessitam de pouca água.
7. Regue de acordo com a necessidade das plantas
Pesquise na internet mais informações de suas plantas, quanto aos seus cuidados diários.Perceba se a terra está seca, não umedeça demais.
8. Adube
Adube principalmente se for uma planta de vaso, pois a terra sempre necessitará de novos nutrientes. Procure adubos orgânicos, ou os resíduos de composteira ( caso queria fazer uma composteira, pesquise no site)
Materiais:
Vaso, pá, espátula fina, rastelo, borrifador de pressão e regador de bico fino.
Grupos:
Todos os grupos podem realizar a atividade.
Cada faixa etária pode realizar uma etapa da plantação.
Categorias:
Experiência ao ar livre, iniciação à jardinagem.
Ambiente:
Ambiente Interno (apartamentos, salas, quartos, biblioteca, centro de estudos, centro comunitário, etc), Ambiente Externo em Cidades (jardim de condomínio, jardim da escola, praça, calçada, ruas)
Contra-indicações:
Com o auxílio de um adulto/monitor é possível realizar a atividade.
Desenvolvimento:
Suporte ao currículo escolar, desenvolvimento cognitivo, alivio e bem estar.
Crédito Fotos: foto 1
Gostou da atividade? Deixe seu curtir no nesta publicação para ela ficar melhor classificada. Divulgue em suas redes sociais, ou deixe aqui seu comentário de como foi fazer a atividade para outras pessoas também aprenderem com sua prática! Esta lista de atividades é interativa e você ajuda a deixar ela sempre melhor.